quinta-feira, 8 de abril de 2010

Como decorar o quartinho do bebê


Mais dicas de segurança e estética para receber o novo membro da família


Estamos divulgando este post adaptado do blog Donna (do ClicRBS), porque tem tudo a ver com as dicas e os produtos da Sleeper.


Quando o bebê está chegando, o cantinho dele precisa estar preparado. Mas como preparar as cores das paredes e os móveis próprios para a ocasião e, ao mesmo tempo, evitar o acúmulo de poeira?

Recém-nascidos

Partindo do conceito de que a criança precisa de um ambiente calmo e tranquilo logo nos primeiros meses, é importante manter o local ambiente o mais livre possível de ruídos e evitar aberturas repentinas das janelas e das portas.

Móveis fáceis de limpar e de materiais seguros devem ser escolhidos para facilitar a vida de todos na casa. A proximidade com o quarto dos pais também é importante, para manter o acesso fácil e rápido e caso de alguma emergência.

Considere poltronas que possam virar camas ou inclua na decoração um sofazinho ou a "cama da babá". Mesmo sendo importante que a criança viva o mais independente possível, nos primeiros meses é normal que o pai ou a mãe durma algumas vezes no quartinho do bebê. 

A cama da criança (ou berço) deve ser postada junto à parede não apenas por motivo de segurança física da mesma, mas para que o quarto possa ter espaço para futuras brincadeiras.

Seguem algumas dicas para preparar o quarto os seus filhos em diferentes idades! 
* Decore as paredes com motivos que remetam a atividades mais físicas. Uma redinha de gol, de basquete ou mesmo um caminho de amarelinha podem ajudar a estimular o gosto por estas atividades.


* A tecnologia é boa, mas precisa ser controlada. Tente ao máximo evitar videogames e aparelhos de televisão pois quanto menor a exposição visual, menos a criança se lembrará que eles existem. Já equipamentos de som apresentam uma função interessante: a música pode servir para marcar a hora do banho, do sono, do passeio...


* Quanto mais suaves forem a cores das paredes, melhor o sono dos pequeninos. Reguladores de energia (ou dimers) controlam a luz na chegada do sono e pode ser um aliado na hora de levar as crianças para a cama.


* A utilização de espelhos pode ajudar o desenvolvimento, a atenção e o conhecimento próprio do pequeno. Para evitar que ele quebre por acidente, a instalação em locais altos é o mais adequado.


* O uso de tapetes de borracha antialérgico, de cortinas removíveis e laváveis e móveis sem quinas é mais seguro e higiênico. Evitam acidentes e ao mesmo tempo são fáceis de limpar, evitando o acúmulo de ácaros e outras bactérias.


Cada idade um conceito


Para crianças de 0 a 2 anos, o essencial para o quarto do bebê é o berço, a cômoda (que serve tanto como trocador quanto para guarda-roupa), uma poltrona para amamentar, uma cesta e uma lixeira. A iluminação deve ser a mais tranquila possível.


De 2 a 7 anos o ideal é preparar um ambiente que incentive o desenvolvimento motor e sensorial. Deve ter local para descanso, para brincadeiras, para guardar todos os brinquedos e para as roupas – tudo isso para que, nesta fase, a criança possa aprender a se organizar desde cedo. Habilitar o espaço com um local para o descanso, outra para as brincadeiras e uma área para guardar os brinquedos é uma forma de ensinar-lhe, desde pequeno, a se organizar.


Já na fase dos 7 a 9 anos, a criança precisa de uma área de trabalho mais organizada. Uma escrivaninha com iluminação boa, perto da janela para uma melhor circulação de ar é o mais indicado.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe!

Related Posts with Thumbnails