segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Atividades de Natal para as Crianças

Envolvendo as Crianças no Clima de Natal

É praticamente impossível passar imune ao clima de Natal, especialmente quando se tem crianças em casa. Montar a árvore, enfeitar os ambientes, escolher presentes, planejar a ceia... Fazer da época de Natal, um momento especial a cada ano pode ser muito divertido, especialmente para as crianças.

Preparamos algumas dicas de como envolver a criançada nos preparativos para a noite de Natal:

1) Ajuda para montar a árvore
Ainda bem que os enfeites de Natal não são mais de vidro! Você também tem aquela lembrança da sua mãe abrindo as caixas de bolas de Natal e vendo quantas se quebraram de um ano para o outro? Com os materiais inquebráveis de agora, ficou bem mais fácil pedir ajuda para a criançada montar a árvore. Deixe que eles escolham as posições dos enfeites e a ordem de colocação. Você fica encarregada de posicionar os enfeites nos locais mais altos. Quando a árvore estiver toda enfeitada, peça para seu filho colocar a estrela na ponta da árvore, ajudando-o com o colo ou segurando uma escadinha para ele. Com certeza, ele vai ficar todo orgulhoso!


2) Decoração da casa
Se além da árvore de Natal, você ainda tem arranjos de velas, guirlandas e até aqueles personagens de pelúcia, peça ajuda para seu filho para decidir onde a decoração será colocada. Você verá que ele fará sua parte em manter tudo no lugar!

3) Montagem do presépio
É uma excelente maneira de explicar para seu filho a origem do Natal, apresentando para ele o bebê Jesus. Independente da religião, a criação do cenário do presépio é uma ótima oportunidade de agregar um pouco de espiritualidade ao ritmo frenético de consumo desta época.


4) Escolha dos presentes
Mesmo levando seus filhos junto com você às lojas para a escolha dos presentes de Natal, você não precisa "sabotar" a fantasia do Papai Noel. Um saída pode ser: "Vamos à loja de brinquedos escolher um presente para o Papai Noel dar para a sua irmãzinha?"



5) Cartinha para o Papai Noel
Reserve um momento junto com seu filho para que vocês escrevam uma cartinha para o Papai Noel. Além de sondar os desejos de seu filho, vale a pena reforçar o lado do bom comportamento durante o ano. Escolha um papel de carta decorado, escreva os pedidos de seu filho e o que ele fez para merecê-los e peça para que ele desenhe o que quer ganhar. Você pode pedir para seu filho deixar a cartinha na árvore de Natal de depois verificar que alguém "pegou" a carta. Teria sido o Papai Noel?


6) Cartões de Natal feitos em casa
Sejam cartões para enviar aos amigos ou mesmo aqueles cartões para colocar os nomes nos presentes, você pode criá-los como uma agradável brincadeira com seus filhos. Um pouco de cartolina, canetinhas, tinta, cola, pedaços de papel colorido e muita criatividade são suficientes para fazer lindos cartões de Natal.


Além disso tudo você ainda pode levar seus filhos para tirarem fotos com o Papai Noel do shopping, levá-los a parques temáticos (como o Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul), pedir ajuda nos preparativos da ceia, escolhendo sobremesas ou guardanapos coloridos, por exemplo; levá-los para testemunhar ações sociais como doação de doces e brinquedos para comunidades carentes; enfim... nessa época o que mais temos são oportunidades para criarmos momentos especiais junto com as crianças!


Imagens via:
 http://sp.life123.com
 http://lumoura.com.br, 
 http://www.abril.com.br, 
 http://3.bp.blogspot.com, 
 http://www.katesmithdesigns.com, 
 http://www.fotobank.ru



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe!

Related Posts with Thumbnails