quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

E o Bebê Começa a Comer Sozinho

Estimulando a Aprendizagem

Não é só com brinquedo educativo que se estimula o desenvolvimento e a aprendizagem de um bebê. Com as atividades corriqueiras do dia-a-dia também se aprende muito e é papel dos pais ajudar e incentivar o aumento da autonomia e independência dos pequenos.

Isso acontece com a alimentação. Pode até passar despercebido, mas o fato do bebê começar a comer sozinho é um dos marcos do desenvolvimento dele, como começar a andar, a falar, ou quando ele troca o berço pela cama.

Como todo processo de aprendizagem, o domínio da nova habilidade não acontece do dia para a noite. Os pais estão sempre ajudando o bebê nos seus primeiros passos, incentivando com brincadeiras do tipo "vem até a mamãe" e entendem as quedas durante as primeiras tentativas. Então, por que não fazemos o mesmo quando se trata de ajudar o bebê a comer sozinho? Será medo que ele se alimente pouco? Medo da sujeira e da bagunça? 

Especialistas recomendam que os pais incentivem o bebê a comer sozinho, nem que seja durante parte da refeição. Eles podem começar usando as mãos, depois os talheres. Além do desenvolvimento da autonomia, a coordenação motora também estará sendo estimulada.

Como sempre, a atitude dos pais pode influenciar todo esse processo: reprimí-lo o tempo todo por não estar comendo direito ou por fazer muita sujeira pode desencorajá-lo. Por outro lado, "festa" exagerada pode fazer o bebê achar que assim ele agrada os pais e insistir ainda mais na bagunça.

Ainda bem que já existem produtos que podem nos ajudar nesta tarefa. A empresa européia BabyBjorn desenvolveu pratinho infantis que ajudam o bebê neste treinamento. Eles têm uma base de borracha antiderrapante, evitando que o pratinho seja jogado de um lado para outro. Outra característica bem legal é seu formato de "três folhas" que facilita a colocação da comida na colher, uma vez que são formados vários pontos de apoio para a colher.



Além disso, a segurança é garantida porque os pratinhos são BPA-Free (já falamos sobre os perigos do BPA aqui) e também são práticos porque podem ser lavados na máquina de lavar louças e as comidinhas aquecidas diretamente no prato no microondas.


0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe!

Related Posts with Thumbnails