terça-feira, 5 de abril de 2011

Vantagens dos Cangurus para Bebês

Os Surpreendentes Benefícios dos "Baby Carriers"

Eu sempre me referi àquelas mochilinhas porta-bebês como "cangurus", mas ainda não tenho certeza quanto ao nome mais adequado. Independentemente de qual seu nome oficial, eu estava interessada em pesquisar quais os benefícios deste acessório que é tão utilizado na Europa e nos Estados Unidos e por aqui ainda não vemos tanto.


O Vínculo Afetivo nos Primeiros Meses
A transição da vida no útero para o mundo exterior é uma experiência impactante tanto para os bebês como para os pais.

O calor do corpo, os carinhos dos pais e os tranquilizantes sons das batidas do coração e da voz dos pais ajudam o bebê a relaxar e ganhar confiança. Por isso os pediatras recomendam o estreito contato do bebê com os pais como forma de estimular o vínculo afetivo. 

Neste período, os cangurus (ou mochilas porta-bebês de posição frontal) facilitam o desenvolvimento do vínculo, permitindo ao bebê estar frente a frente e em contato permanente com o pai e a mãe. Os melhores cangurus ajudam a colocar o bebê numa postura confortável, ao mesmo tempo que fornecem o suporte adequado para o bebê e para os pais. 




Liberdade de Movimentos
Os cangurus acomodam as pernas e braços do bebê em uma postura fisiologicamente correta, permitindo liberdade a seus movimentos. Assim, o bebê pode praticar seu sentido de equilíbrio ao mover-se de forma sincronizada com o pai ou a mãe.

Além disso, os pais também ficam com os braços livres para realizar várias tarefas juntinho de seu filho.


Relação do Bebê com o Pai
Muitos pais se sentem mais encorajados a ficar pertinho do bebê com um canguru porque se sentem mais seguros sabendo que o bebê estará em uma posição correta (Será que estou pegando o nenê direito?) Como o canguru é confortável tanto para o pai quanto para o bebê, o pai acaba ficando mais tempo próximo do bebê, reforçando o vínculo entre os dois.



Imagens: BabyBjorn.com

2 comentários:

Anônimo disse...

vcs podem me dizer o nome de um suporte parecido com canguru, só que as pontas na lateral ficam presas na porta e o bebe fica dentro pulando?

Sleeper disse...

Oi! Você se refere ao suporte de porta para bebês? Veja o item 8 no post: http://sleepermoveisinfantis.blogspot.com/2010/12/enxoval-maluco.html

Postar um comentário

Compartilhe!

Related Posts with Thumbnails