quinta-feira, 14 de julho de 2011

Do Que um Recém-Nascido Precisa

Contato Físico e Visual são Essenciais nos Primeiros Meses de Vida

Tem coisa mais gostosa do que ficar bem pertinho do seu bebezinho? Segurá-lo no colo, abraçá-lo, fazer um carinho.... não é à toa que isso faz tão bem para os pais: é uma forma da natureza nos incentivar a cuidar bem de nossos recém-nacidos.


Há tempos pesquisas médicas vêm indicando que recém-nascidos têm uma enorme necessidade de proximidade na forma de contato físico e visual com seus pais em seus primeiros meses de vida. 

Uma maneira prática de manter essa proximidade é o uso de cangurus, como esses da BabyBjörn. Quando um bebê é carregado num canguru à altura do peito e bem pertinho do corpo da mãe ou do pai, ele está recebendo uma grande ajuda nesta transição da vida de dentro do útero para a vida no mundo externo. O calor do corpo, o som das batidas do coração e da voz dos pais são familiares e reconfortantes. Essa proximidade representa um calmo refúgio num mundo cheio de novas impressões e ajuda a mostrar à criança sensações como confiança e segurança.


Ser visto, escutado e carregado são necessidades fundamentais de bebês recém-nascidos - tão cruciais como comer e dormir. Carregar o bebê num canguru permite aos pais perceber, interpretar e atender às necessidades do bebê. 


O contato visual e físico cria importantes vínculos entre os pais e o bebê - algo vital para seu relacionamento no futuro, mas também significante no desenvolvimento da criança. A segurança que você proporciona ao seu recém-nascido proporciona uma base saudável para sua auto-estima no futuro.


0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe!

Related Posts with Thumbnails