segunda-feira, 1 de julho de 2013

Amamentação influencia saúde das crianças a longo prazo.

       A saúde de bebês não amamentados pode sofrer consequências em longo prazo, segundo um novo estudo francês. Pesquisadores compararam o crescimento, a composição corporal (gordura X massa magra) e a pressão arterial de três grupos de recém-nascidos. O primeiro foi amamentado durante os primeiros quatro meses de vida, enquanto os outros dois receberam um dos dois tipos de mamadeira: a primeira de baixo teor protéico, com 1,8 gramas de proteína por cada 100 quilocalorias; a segunda de alto teor protéico, com 2,7 gramas de proteína por cada 100 quilocalorias. O conteúdo protéico de ambas as mamadeiras estava dentro da quantidade recomendada.

          Após quatro meses, os bebês do segundo e terceiro grupo continuaram a receber o mesmo tipo de mamadeira, enquanto que os amamentados passaram para a mamadeira de baixo teor protéico, se necessário. 

         As 234 crianças foram acompanhadas pela equipe de pesquisa durante os três anos seguintes.Até os 3 anos de idade, a pressão arterial média e diastólica dos bebês que receberam a mamadeira de alto teor protéico foi mais alta do que dos bebês amamentados pelas mães. Mesmo assim, ambos os índices de pressão arterial se mantiveram dentro da faixa considerada normal.


Crescimento 

As crianças amamentadas pelas mães também apresentaram diferente padrão de crescimento e perfil metabólico em comparação àquelas alimentadas com fórmulas. As primeiras apresentaram níveis mais baixos de insulina no sangue aos 15 dias e 4 meses de vida, mas não aos 9 meses. Elas também tiveram padrão de crescimento diferente durante o primeiro ano de vida, mas aos 3 anos de idade não foram observadas diferenças de altura, peso e composição corporal.

Mesmo que ainda não se saiba o significado de tais diferenças ao longo da vida, pesquisadores dizem que elas podem representar evidências do “efeito de programação metabólica”, ou seja, o conceito de que experiências nutricionais em momentos críticos do início da vida podem influenciar no metabolismo e na saúde do indivíduo no futuro. 
“Comparada à amamentação materna, a alimentação por mamadeira aparentemente induz a diferenças em alguns perfis hormonais e padrões de crescimento. Ainda não sabemos as consequências em longo prazo de tais mudanças, mas elas podem exercer um papel importante na saúde ao longo da vida. Por isso é necessária a realização de estudos bem planejados, com longos períodos de acompanhamento”, disse o médico Guy Putet, um dos autores do estudo, em um boletim da Academia Americana de Pediatria.

O estudo foi apresentado na semana passada, durante o encontro anual das Sociedades Americanas de Pediatria, em Denver. Os dados e conclusões do mesmo devem ser considerados preliminares até serem confirmados em estudos mais longos.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Decoração - Idéias criativas que fazem toda a diferença.

Hoje preparamos para vocês algumas dicas de como decorar o quarto das crianças, são idéias fáceis e que deixam o quarto muito mais aconchegante, se inspire nessas idéias e deixe a criatividade rolar.














- Usar letreiros na parede com nome frases, além de bonito pode ser usado em várias fases da vida da criança.





 - Para os meninos uma ótima dica é usar skates como prateleiras, além de serem bonitos dão um toque super diferente ao quarto de seu filho.





- Bandeirolas coloridas trazem alegria para o quarto





                                                 - As pinturas, podem virar lindos quadrinhos!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O quarto das meninas!


Hoje preparamos para vocês algumas dicas de como decorar o quarto para as meninas.
         Decorar o quarto de uma filha costuma ser uma atividade muito prazerosa para a maioria das mães. Elas sempre querem decorar o quarto da menina com tudo aquilo que não tiveram a oportunidade de ter quando eram crianças. Que mãe nunca sonhou em fazer um quarto de menina igual ao quarto de uma boneca?


         A primeira coisa que devemos colocar na cabeça é que o quarto não deve ser apenas o local para dormir, mas também deve ser decorado e preparado para se tornar um espaço para brincar e estudar.  Um quarto de menina precisa ser confortável, funcional e agradável para sua filha. E isto não se limita apenas na hora de escolher os móveis para quarto.
DICA 1 – Meninas adoram participar da decoração dos seus quartos. Esta vontade de participar é maior entre as meninas do que entre os meninos. Por isto escute a opinião da sua filha. Faça com ela uma lista de brinquedos e personagens preferidos e escolha qual será o tema do quarto.
DICA 2 – Na hora de escolher a cor que será usada na parede do quarto tenha em mente que a cor normalmente vai influenciar nas cores dos móveis e principalmente do enxoval usado na cama, tapetes, cortinas, etc.·.
DICA 3 – Meninas adoram espelhos, elas também adoram espaços para colocar fotos, recortes, cartinhas e mensagens na parede.

DICA 4 – Na hora de escolher tapetes, cortinas e outros objetos de decoração observe que o gosto das meninas costuma mudar muito com o passar dos anos. Muitas vezes não é bom investir muito dinheiro nestes acessórios, pois em poucos anos pode ser necessário trocar tudo. Os móveis devem ser neutros de forma que possam ser reaproveitados quando sua filha resolver mudar o estilo da decoração do quarto.
DICA 5 – Muita gente não gosta das antigas penteadeiras, mas dependendo da idade da sua filha ela pode adorar. É neste espaço que ela poderá gastar um bom tempo cuidando dos cabelos, além de ter um espaço para guardar seus produtos de beleza infantis. A maioria das meninas precisa de espaço para guardar suas bijuterias, acessórios para cabelo, cosméticos, pentes, escovas, etc. Se o quarto for muito pequeno e você tem mais de uma filha a solução para ter espaço par uma penteadeira seria um beliche.

DICA 6 – Não esqueça o espaço para a TV, música e para o computador. Meninas adoram música e TV. É importante um espaço para colocar estes equipamentos em harmonia com a decoração do quarto. No caso do computador, muitas meninas hoje em dia preferem os notebooks que por sua vez não precisam de muito espaço.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Feliz dia das Mães!






Mãe, é com o coração carregado de muita emoção 
alegria, que mais uma vez, estamos aqui.
Neste tão iluminado e abençoado dia 
para lhe dizer, de nossa felicidade
Dando graças e louvando o Senhor, por ter nos dado
o privilégio de ter você como mãe.
Através destas poucas palavras,
queremos expressar o tamanho do nosso agradecimento
por tanto zelo, tanta preocupação e sempre tanto amor.
Este é o dia no qual todas as atenções
se voltam para as mães, pelo reconhecimento
e grandeza de sua sublime missão.
Que no decorrer da sua vida
possamos compartilhar, não dessa alegria
mas de todos os outros momentos
que são de igual importância.
Que Deus, lhe conceda muita paz, serenidade
e muita força, para que você, não siga em frente
sua jornada.
A sua persistência e seus cuidados,
fazem de ti mãe, uma lutadora, 
e porquê não dizer, uma vencedora.
Na verdade mãe, não precisamos de uma data especial
para lembrar de sua pessoa.
Apenas uma razão muito simples,
amor e respeito.
Parabéns, pelo seu Dia das Mães.
Com muito amor,



Sleeper Móveis Infantis


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Maneira certa de limpar os brinquedos do bebê.


Bebês e crianças pequenas adoram colocar os brinquedos na boca. Isso é normal e faz parte do aprendizado e do desenvolvimento. Mas é preciso também que isso aconteça de forma segura, ou seja, os pais devem ter como hábito limpar essas peças – bonecos, carros e afins – com cuidado. 
                        O procedimento é muito fácil!
- lave-o com água morna e sabão, usando para isso uma esponja. 
Tome apenas o cuidado de separar uma esponja que seja exclusiva para a lavagem desses objetos.
- deixe a água cair até eliminar totalmente o sabão.
- seque bem o brinquedo com um pano seco e limpo. 
                Agora, ele está pronto para a próxima brincadeira.
                Para os brinquedos feitos de vinil, use também a esponja e o sabão. 
Dica: lave os objetos menores de uma vez só. Junte todos em um escorredor de macarrão, por exemplo, e passe a esponja até todos ficarem ensaboados. Evite deixá-los de molho.
Enxague bem. E lembre-se de, antes e depois de manuseá-los, fazer uma higienização nas mãos com água, sabão neutro e álcool gel.
Guarde-os sempre em local arejado.
                Nos brinquedos sonoros, que funcionam com pilha ou outro tipo de circuito eletrônico, não exagere na quantidade de água. O correto é limpá-los apenas com um pano úmido.
Para finalizar a higienização, passe um pano limpo com álcool a 70%. Além do álcool, é possível aplicar uma substância chamada benzina.
                Antes de guardar o brinquedo, coloque-o para secar numa cesta com uma toalha. Uma ideia é chamar, de vez em quando, a criança para participar dessa limpeza. Além de ela se sentir importante e útil com a tarefa, aprende desde pequeno a cuidar das suas coisas de uma maneira simples e divertida.
                Nos casos de mordedores, separe uma escova, como as de lavar mamadeiras, para eliminar a sujeira do mordedor, com água e sabão. E, se ele for desses com líquido dentro, jogue-o fora caso perceba algum vazamento.
Enxague bem. Jamais use aparelho de micro-ondas para esterilizar o mordedor, água fervendo ou os coloque na máquina de lavar louça. Isso vai danificá-los.
                Pronto, o mordedor está limpo. 
                Repare na quantidade de vezes que o bebê tira e coloca o acessório na boca. Você vai perder a conta! Por isso, mantenha sempre alguns de reserva ao seu alcance. Se necessário, separe duas caixas de plástico na cozinha de casa. Cole etiquetas em cada uma: brinquedos limpos e esperando para ser lavados.


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Exercícios para prevenção e controle da dor lombar na gestação


A prevalência de dor lombar durante a gestação varia de 50 até 80% das mulheres. As alterações hormonais, vasculares, o aumento de peso, as alterações posturais e a frouxidão ligamentar são algumas das causas das dores na região baixa da coluna. Alguns estudos tentam identificar os fatores de risco, sendo que os mais comuns são: dor lombar antes da gravidez e menor nível sócio econômico, sendo que este último está relacionado com movimentos repetitivos e carregar pesos.
Apesar de ser considerada comum, a lombalgia é um sintoma que, em grau maior, pode causar incapacidade motora, insônia, depressão, e podem impedir a gestante de levar uma vida normal. Como as dores podem provocar uma limitação importante na vida diária da gestante é um assunto que não deve ser negligenciado.
Levando em consideração que algumas pesquisas demonstram que mulheres que tem uma condição física melhor apresentam menor chance de desenvolver a lombalgia durante a gravidez, temos aqui mais um motivo para ter um estilo de vida ativo, mesmo que se inicie durante a gestação.
O fortalecimento muscular do abdome e coluna lombar, bem como o relaxamento da musculatura das costas ajudam na prevenção e diminuem as dores. No entanto, mudanças de hábitos como forma de dormir, levantar e carregar pesos também precisam ser revistos. Quando estes recursos não produzem efeitos positivos os medicamentos (prescritos pelo médico) e a fisioterapia poderão ser utilizados, além de cintas de sustentação do abdômen.
Como a dor lombar é um fator comum, se faz necessário o controle desta variável durante a execução dos exercícios, bem como as modificações de algumas posturas para não aumentar este desconforto. Os relaxamentos e massagens são técnicas que podem ser utilizadas durante as aulas. A hidroginástica também é uma boa atividade, pois a água produz um relaxamento natural, além de não provocar impacto nas articulações e diminuir os inchaços.
Algumas pesquisas relatam que as dores lombares também podem se manifestar no pós-parto, agora decorrentes dos cuidados com o bebê, pois a mãe adota algumas posturas inadequadas na troca de roupas, banho e amamentação. Sendo assim, os exercícios devem ser retomados assim que houver liberação médica, bem como modificar as posturas que prejudicam a coluna.



sexta-feira, 19 de abril de 2013

Alimentação durante a gravidez.


 
            Neste momento tão especial é importante cuidarmos da alimentação. Por isso colocamos aqui algumas dicas do que não pode faltar no seu dia-a-dia.
            Como esta fase da sua vida esta mudando você irá precisar de energia extra para poder fazer tudo que deseja, assim a partir do segundo e terceiro trimestre geralmente é necessário um acréscimo de 300 calorias para suprir o aumento do gasto energético da gestante, mas isso deve ser avaliado, pois tal indicação depende muito do peso da mulher quando descobriu a gestação e do ganho de peso que ela vem mantendo.      
             Existe também a necessidade de se aumentar o consumo de proteínas diariamente na gestação. Isso gira em torno de 10 gramas, o que equivale a mais um copo grande de leite ou a mais um bife pequeno. A proteína de alto valor nutricional é a animal, aquela que vem das carnes em geral (bovina, ave, peixe), do leite e derivados e dos ovos. Deve corresponder a, pelo menos, 50% da proteína total da dieta. O restante pode ser completado com proteína de origem vegetal, como grãos. É importante também aumentar a quantidade do consumo de alimentos que são fonte ferro.  O ideal é que a gestante consumisse pelo menos um bife de fígado por semana. Capriche no consumo de cálcio, suas principais fontes estão no leite e derivados, como queijos e iogurtes. 
           Cuidando da sua alimentação alem de ter uma vida melhor você garante a saúde do seu filho.