quarta-feira, 28 de julho de 2010

Benefícios da Amamentação


Semana Mundial do Aleitamento Materno

De 1 a 8 de agosto de 2010, celebra-se a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Aproveitando este momento, divulgamos os benefícios da amamentação através das informações do Ministério da Saúde aqui transcritas.


O leite materno é completo. Isso significa que até os 6 meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos. Você pode continuar amamentando até 2 anos ou mais. O leite materno funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. Isso sem falar que a ama mentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.

A amamentação também traz muitos benefícios para a mãe:

- reduz o peso mais rapidamente após o parto;
- ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto;
- reduz o risco de diabetes;
- reduz o risco de câncer de mama;
- se a amamentação for exclusiva, pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez.

Como tornar a amamentação mais tranqüila e prazerosa:

Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem um horário para mamar. Dê o peito ao seu filho sempre que ele pedir. Com o tempo, ele vai fazendo seu horário de mamadas. Antes de começar a dar de mamar, lave as mãos.

- a melhor posição para amamentar é aquela em que você e o seu bebê se sentirem mais confortáveis. Não se apresse, deixe o bebê sentir o prazer e o conforto do contato com seu corpo;
- cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, o que deve ser respeitado. Dei xe-o mamar até que fique satisfeito. Espere que ele esvazie bem a mama e então ofereça a outra, se ele quiser.
- o leite do fim da mamada tem mais gordura e por isso mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso;
- na primeira mama, o bebê suga com mais força porque está com mais fome e assim esvazia melhor essa mama. Por isso, sempre comece com aquela que terminou a última mamada, para que o bebê tenha a oportunidade de esvaziar bem as duas mamas, o que é importante para a mãe ter bastante leite.

Para saber mais e tirar dúvidas, ligue para o Disque-Saúde: 0800 61 1997.

Você também pode encontrar muitas informações e troca de experiências nos seguintes sites:




segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Cama da Babá no Quarto do Bebê


A Função da Cama da Babá

Hoje em dia, pouquíssimas famílias contam com uma babá que possa dormir no quarto do bebê, tomando conta do pequenino na madrugada. Mesmo assim, a cama da babá (ou cama-sofá, ou cama de solteiro) é um dos principais itens no quarto do bebê.

Sabe por quê? Além de deixar o quarto do bebê ainda mais lindo com maravilhosas opções de decoração, a cama da babá é muito prática, podendo ser utilizada de diversas maneiras. Quer ver só?

- Nos primeiros dias de vida, muitos pais têm receio de deixar o bebê sozinho na madrugada. A cama da babá pode ser usada para um dos pais dormir bem pertinho do bebê e se sentir mais seguro;
- Se o bebê fica doente, você também pode dormir pertinho para tomar conta dele;
- Normalmente decoradas como charmosos sofazinhos, a cama da babá vira um lugar confortável para as vovós e as amigas da mãe ficarem por perto durante as trocas de fralda ou a arrumação do bebê;
- É uma ótima superfície para dobrar roupas e dar apoio às tarefas de organização do quarto;
- Pode ser usada para confortavelmente amamentar o bebê;
- Os irmãos mais velhos podem ficar por perto e não se sentirem "excluídos" enquanto os pais dão atenção ao bebezinho;
- É sempre mais um leito disponível no caso de receber visitas em casa;
- Alguns modelos da Sleeper contam com a cama auxiliar (bicama) e ainda oferecem gavetas para armazenamento sob a cama, otimizando o espaço e deixando o quarto bem arrumadinho.(Veja a primeira foto abaixo.);
- A cama de solteiro já estará lá para quando o bebê crescer e iniciar sua transição para a cama. Basta só mudar a decoração de quarto de bebê para quarto de crescidinho!







quarta-feira, 21 de julho de 2010

Redecore o Quarto do Seu Filho

Mais Dicas para Decorar o Quarto do Seu Filho

Se você está pensando em redecorar o quarto do seu filho, veja essas dicas adaptadas do site www.hgtv.com.


1) Não imponha a sua fantasia:  Decorar um quarto oferece uma grande oportunidade para as crianças a expressarem sua personalidade e também pode ser uma chance para os pais entenderem melhor os seus filhos. "Se eu pedir a uma criança qual a sua cor favorita, a mãe pode pensar que é rosa, enquanto a menina pode responder que é vermelho", diz a designer Sherri Blum. "Outra menina queria uma estação de trabalho em seu quarto para fazer arte. Sua mãe não sabia o quão importante era a arte na vida desta menina." Blum assegura a seus clientes que eles terão a palavra final, mas sempre lhes diz: "Se você realmente quiser rosa e sua filha quer lavanda, lembre-se que ainda podemos redecorar o seu quarto de casal em rosa." 



Quarto da menina: antes


Quarto da menina: depois da redecoração


2) Não gaste muito dinheiro em tendências:  Siga apenas as tendências que funcionam para você, de acordo com a idade do seu filho e sua casa. Por exemplo, alguns tapetes da moda são muito macios para as crianças, mas pouco prático quando se trata de limpeza e segurança. 


3) Abuse dos acessórios:  Os acessórios são uma ótima maneira de introduzir uma tendência porque não custam tão caro. Enfeites de porta e almofadas são ótimas opções. Blum conta que uma menina de 7 anos queria uma cama em camuflagem rosa. "A mãe troceu o nariz para essa ideia. Então chegamos numa solução: fizemos apenas almofadas em tecido camuflado rosa". 


4) Considere móveis com múltiplos usos:  Prateleiras que guardam brinquedos podem acomodar livros no futuro. Segundo Lyn Peterson, estantes são um dos três itens mais importantes para investir em um quarto de criança (os outros dois são a cama e uma boa iluminação). As prateleiras oferecem um lugar para mostrar suas coisas e ter abundância de espaço para livros pode estimular as crianças a ler. 


5) Não gaste mais do que você pode pagar:  É fácil ser sugado para gastar mais do que o planejado, especialmente porque as crianças não separam "eu preciso" do "eu quero". Peça a seu filho fazer uma lista de todas as coisas que ele ou ela quer para o quarto, de tapetes até o abajur moderninho. Então, comprometa-se a adquirir os três itens mais importantes e o restante vai para uma lista de desejos para ser adquirido conforme sua disponibilidade de orçamento.
 
6) Compre poucos produtos, mas de alta qualidade:  Geralmente, há três transições na vida de um quarto de criança: A passagem de um berço para uma cama de crescidinho na idade de 2 ou 3, a passagem do quarto de crescidinho para o quarto de criança de 6 a 12 anos, e depois outra redecoração lá pelos 17 anos de idade. Alguns itens de alta qualidade podem ser aproveitados em todas essas fases.


7) Coloque as crianças para trabalhar:  Dê atribuições às crianças, tanto para guardar dinheiro, quanto para ajudar na "reforma".  "Os adolescentes podem ajudar a pintar seu próprio quarto", diz Blum. Já os pequenos podem criar arte para ser emoldurada. 


Também envolva seus filhos na organização. "Uma vez trabalhei com um jovem de 18 anos que ainda tinha vídeos do Bambi em seu quarto". Por isso analise junto com seu filho todos os seus pertences e decidam juntos quais itens podem ser doados ou descartados. 

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Berços Multiúso da Sleeper (Parte 2)

Berço Sleeper Crescer
Já falamos sobre o berço multifuncional da Sleeper da Linha Nala. Também com várias funções, o berço Crescer se adapta ao crescimento da criança através de um diferente conceito.


O berço Crescer da Sleeper cumpre um papel bem maior do que o dos berços convencionais. É também um miniberço (ou moisés), uma minicama e até duas poltroninhas! Toda essa funcionalidade só é possível graças a seu design inovador que garante um móvel além de prático, muito bonito. O Berço Crescer poder ser configurado de diversas maneiras, acompanhando o crescimento da criança desde o nascimento até seus primeiros anos escolares.




Miniberço Crescer
Do nascimento até os cerca de 6 meses de idade (dependendo da altura do bebê), o móvel é configurado como um lindo e prático miniberço. Além de ser aconchegante para o bebê, é tranqüilizante para os pais que podem mover o miniberço pela casa e ter o bebê sempre perto, sem perturbar o sono do pequenino.


Berço Crescer
Com um design clean e atemporal, o berço tem grade estrado móvel para que, quando o bebê aprender a sentar, o colchão seja regulado a seu nível mais baixo, aumentando a segurança do berço.




Minicama Crescer
A partir dos dois anos, a maioria das crianças “perde” os seus berços. Com o Berço Crescer Sleeper, a simples retirada de uma lateral (e opcionalmente dos rodízios) transforma o berço em uma aconchegante minicama.




Poltroninhas Crescer
Um novo rearranjo no móvel permite o uso de duas lindas poltroninhas que podem ser usadas para estudar, brincar e receber os amiguinhos.



quinta-feira, 8 de julho de 2010

Berços Multiúso da Sleeper (Parte 1)

Berços que se transformam com o tempo - Parte 1: Linha Nala
Uma forte tendência do mercado de mobiliário infantil é a procura por móveis que tenham maior vida útil, acompanhando o crescimento do bebê. Se você optar por um berço convencional ou por um berço multiuso, tenha sempre em mente algumas dicas de segurança para orientar sua escolha.


Berço Sleeper Nala
Com exatamente os mesmos móveis da Linha Nala Sleeper, é possível montar o quarto do bebê e depois transformá-lo no quarto de criança crescidinha! De novo mesmo, você só vai precisar do colchão e enxoval para a cama solteiro.
Além disso, seu projeto é ideal também para ambientes de espaço reduzido, uma vez que em sua configuração inicial são oferecidos o berço, o trocador com gaveteiro e a cama auxiliar tudo no mesmo produto. 




Quando o bebê crescer, o quarto pode ser totalmente renovado apenas mudando a configuração do móvel, uma vez que o berço-trocador-cama auxiliar ainda se transforma em:
  • Cama de solteiro que já vem com a cama auxiliar (bicama);
  • Minicômoda (também pode ser um criado-mudo ou rack para tv).

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Armário do Bebê Lindo e Organizado

Cabides lindos para o armário do seu bebê

Já demos aqui algumas dicas de como organizar o enxoval do bebê e de como escolher armários para o quarto do bebê. Agora, vamos dar uma ótima dica para deixar o enxoval lindo dentro do armário! Você mesma pode fazer esses lindos cabidinhos decorados e deixar o armário de seu bebê lindo e organizado. O melhor de tudo: é bem fácil! Você só precisa de alguns desenhos recortados em papel colorido, cola, fitinhas e cabides de madeira. Veja essa ótima dica do site Ashley Ann Photography.





Se você quiser, você pode ainda preparar uns divisores coloridos para organizar as roupinhas por tamanho. Veja as instruções completas para fazer esses divisores neste link