Dia 19/11 - Dia Mundial para a Prevenção do Abuso de Crianças
É a primeira vez que participo de uma blogagem coletiva e, infelizmente, com o coração cheio de tristeza por termos evoluído tanto como sociedade e ainda precisarmos falar sobre coisas tão absurdas como a violência contra crianças. Mas como diz a imagem abaixo: "Nós Todos Temos o Poder de Parar o Abuso Infantil."
A partir do convite do blog Descontruindo a Mãe, nos juntamos a essa causa: criança deve ser amada, respeitada e protegida!
Quando falamos em abuso contra crianças, nos vem aquela imagem de uma criança chorando, machucada, ferida... Mas nem sempre é assim. Muitas vezes o abuso acontece de forma escondida, por anos e anos, sem ninguém perceber nada.
Os abusos contra as crianças podem acontecer de diversas maneiras: abusos verbais, físicos ou sexuais... e também a negligência. É nosso dever promover a proteção das crianças, que ainda não são capazes de se defender sozinhas e são "psicologicamente programadas" para acreditar que o que os adultos fazem está certo.
Humilhações, xingamentos e discriminação também são formas de abuso e podem levar a traumas extremamente severos. As marcas psicológicas, emocionais e físicas da violência podem ter graves implicações no desenvolvimento da criança, na sua saúde e capacidade de aprendizagem.
Criar seu filho em um ambiente de amor, cuidado e respeito já é a principal maneira de prevenir o abuso. Você pode saber mais sobre o tema nos sites da Unicef, Criança Segura, Observatório da Infância e nesta cartilha do Ministério da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário